quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SIMÃO GONÇALVES TOCO: O MOISÉS DOS AFRICANOS



Simão Gonçalves Toco: O Moisés dos africanos

Seguindo a cronologia dos factos em Toco, após os acontecimentos da Conferência Missionária, segue-se os eventos que tiveram lugar na conferência restrita em Kalina em 1947:

"Em 1947, houve uma outra conferência restrita e essa conferência realizou-se no centro da cidade onde só viviam brancos e só foram convidados dois pretos: Simão Gonçalves Toco e Emile Disengomoka. Vieram dos EUA o casal de Missionários de nome Combre. Eles vieram visitar as Igrejas africanas e o Missionário tinha quatro pulseiras no braço e a sua esposa tinha cinco pulseiras de ouro na perna E lá onde estávamos, surgiu um outro branco que ninguém sabia a sua proveniência e também ninguém sabia identificar o seu nome. Naquela conferência, os dois pretos fomos submetidos à um teste. Neste teste, saí em primeiro lugar e o senhor Emile Disengomoka em segundo lugar". Directrizes 1:73-77.
Após o teste é-lhe revelado:

"Depois do teste, ao verem que aprovamos, a senhora Combre virou-se para mim e disse: ´Oh Simão, o vosso tempo já chegou. O quê que estás a espera? Porque não peças a libertação do povo de África do jugo colonial? Tú foste eleito por Deus para que fosses o Moisés dos africanos´. Força e coragem Simão, porque só tú és o eleito dos Senhor desde a eternidade”. Jeremias 1: 5-9 e S. Mateus 16:18-21; Directrizes 1:77-79.

Um comentário:

  1. Muito bom saber, mas estes textos bíblicos que retratam direitamente a unção de Jeremias pode ser impregue neste assunto?

    Achei um pouco particular o testo.



    ResponderExcluir